ACONTECEU NO ROTARY BOQUEIRÃO

O Promotor Público, Dr. Vinicius Rodrigues França, foi o convidado da reunião ordinária do Rotary Club de Santos Boqueirão desta quinta-feira (14). Sobre o seu trabalho no Ministério Público ele destacou:

               
” Eu sou promotor do júri, e a minha atuação começa quando esse ciclo de violência chega no seu estágio mais avançado, que é o homicídio, o feminicídio. Infelizmente é uma realidade que a gente encara diariamente”.

Para ele, projetos como o Posso, colocado em prática no Clube por uma comissão que tem à frente a companheira Isabela de Castro, têm importância fundamental no combate à violência doméstica familiar, contra a mulher e à violência de gênero.

O Promotor apresentou alguns números de Departamentos do Conselho Nacional do Ministério Público representando a realidade brasileira.
” Um estupro a cada 11 minutos, uma mulher assassinada a cada duas horas, e aqui eu não estou falando de feminicídio, estou falando de mulheres assassinadas mesmo. Dentro desse contexto nós temos as mulheres que são vítimas de feminicídio, 503 mulheres vítimas de agressão a cada hora e 5 espancamentos a cada 2 minutos” .

Sobre a Lei Maria da Penha, editada em 2006, ele falou que houve esforço significativo do Parlamento Brasileiro com o objetivo de editar leis que protejam e preservem as mulheres, mas o que se vê é que, apesar desse esforço legislativo, os números não descem. “Isso nos coloca num ranking terrível. Desde 2013 o Brasil ocupa a 5ª posição em número de mulheres assassinadas no mundo” enfatizou Dr. Vinícius.

Concluindo, o Promotor Público defendeu maior conscientização das pessoas, principalmente os jovens, e mais projetos
que auxiliem a mulher a perceber que ela é capaz e pode caminhar sozinha tendo um auxílio, não financeiro, mas um apoio pra que essa mulher encontre uma ocupação e possa se manter economicamente, não dependa do marido, e então abandone esse ciclo de violência.