Bem vindos a bordo!!

Há pouco mais de cinco anos minha Dinda Rosi me convidou para um café para que eu conhecesse o trabalho do Rotary. Até então eu não sabia o que era o Rotary  e nem o sentimento que viria a fazer parte da minha vida ao participar dessa instituição . Qual não foi a minha surpresa quando eu cheguei aqui numa quinta-feira às 7h30 da manhã para uma  reunião com mulheres fortes, referência em suas atividades profissionais. Todas  me receberam de braços abertos, com um carinho enorme…..me senti acolhida!!  A partir daí passei a frequentar as reuniões , a me interessar e a trabalhar pelos projetos e pelo Clube,  Clube esse  que passei a pertencer.  Hoje  estou aqui , me dispondo a coordenar esse mesmo  Clube que é referência em Rotary e  que tanto faz!! Jamais esperei ou imaginei que isso aconteceria!

Minha experiência profissional é na aviação:  fui comissária de bordo por mais de 20 anos e,  de verdade,  o que eu mais fiz e  aprendi nesse tempo todo foi a lidar e tratar com pessoas principalmente numa situação absolutamente adversa ,  afinal de contas não é natural você estar a  10.000 metros de altura , dentro de uma lata com   combustível nas suas asas….. ali florescem todo tipo  de sentimentos e reações!!  E, nesse ambiente hostil , muito além de oferecer um serviço de bordo impecável, diferente das barrinhas de cereal de hoje, eu fui  psicóloga,  mãe, amiga,  confidente, médica, babá….. transportei, ou melhor, conectei  sonhos como do casal  em viagem para Paris em sua lua de mel ou da adolescente em sua viagem de 15 anos para Disney, chorei e me emocionei com a mãe que estava indo para o velório do filho que não via há anos morando no exterior, comemorei  medalhas conquistadas em  Olimpíadas, com os atletas eufóricos retornando para o Brasil ….. experimentei tantos sentimentos, me emocionei tanto com tantas histórias….. e não somente de passageiros, mas também de colegas que estavam comigo no dia a dia desse trabalho sem rotina, que se transformavam em minha  família durante 2, 3 , ou até 7 dias , tempo que durava uma jornada de trabalho, um voo!!!! Com certeza isso me tornou mais humana!!!! Trabalhei numa empresa que na época era símbolo nacional, era o Brasil no mundo…… e eu tinha um baita orgulho de trabalhar nessa empresa chamada Varig, tanto quanto  tenho orgulho hoje  de pertencer ao Rotary!

Uma das lembranças que mais gosto de ter dessa época  é da troca de tripulação em escalas de voos, nos aeroportos !  Nós pegávamos voos em conexão e os passageiros permaneciam a bordo….. saia uma tripulação,  entrava outra,  acontecia aquela confraternização na porta do avião onde aos que saíam  era desejado  um bom descanso e  aos que chegavam um bom trabalho , um bom voo!  Aos passageiros que estavam lá dentro do avião , a sensação que ficava era de continuidade,  onde eles estavam num  voo da Varig e não era porque se  trocava uma tripulação que esse atendimento, que  esse serviço,  essa identidade se perderia….. e hoje é essa a mensagem que eu quero trazer ……. a Equipe Inspiradora  da Graça passa o avião “redondinho” para minha equipe conectada , com aquele sentimento de “dever cumprido “  O voo continuará o mesmo,  e para as pessoas que permanecem a bordo, faremos com q suas expectativas sejam atendidas, ou até superadas .

E assim vamos  hoje fazer a troca da tripulação  do nosso avião chamado Rotary Club Santos Boqueirão!

Permaneceremos firmes em nossas rotas , com a mesma dedicação , com o mesmo empenho,  com a mesma solidariedade,  com a mesma vontade e orgulho de ser   quem somos…..sabemos que o Rotary Boqueirão   é muito maior do que cada gestão que se apresenta !

O  Boqueirão é um clube novo mas de personalidade,  e merece ser valorizado principalmente por nós que fazemos parte dele .  Essa tripulação que  hoje assume , vai manter as rotas já designadas e consolidadas ,  mas vai arriscar novas rotas  também…. essa tripulação que assume hoje não garante que o céu vá ser de brigadeiro , que nós não teremos  turbulências em rota,  mas  garante  que vai fazer tudo dentro do proposto , dentro do que é certo e justo , na maior segurança possível , mas com muito amor e principalmente com muita leveza, criatividade e simplicidade !

Nossa voo é voluntário e nele vão depositados todo nosso talento, toda a nossa vontade, toda nossa força de trabalho e disponibilidade, nossa sensibilidade e nossa determinação. Cada companheira embarca nesse avião com seu talento e é aí  onde cada uma é muito importante !!  O talento, a personalidade de cada uma é fundamental para o sucesso da nossa viagem! Trazemos em nossa bagagem também nossas diferenças… e é exatamente nessa união que nos tornamos imbatíveis!!!!

Vamos lá…quem não espera pelo “bom dia” da Ana Lucia no WhatsApp todos os dias??  Quem não conhece o olhinho quase fechando da Adela em uma reunião de conselho às 9h00 da noite? ….. temos as colocações sempre firmes e com muita personalidade nas opiniões da Vivi ….. e tem também as colocações ponderadas e respaldadas que nos realinham e nos colocam no caminho de volta da Isabela …..podemos falar sobre Fundação Rotaria  com a Valéria,  ou melhor, ouvi-la falar…..temos  as fotos da Catia, os textos da Anna Silva, as “cerejas do bolo” da Isaura….os spoilers de RI da Silvia Haick, a alegria contagiante da Rosi …. o sorriso estampado, escancarado da Giselle, as oficinas e os mutirões sempre esperados no Ateliê da Mercedes. Eu, em particular,  sinto me faltando um pedaço quando entro no café da manhã e não tenho um abraço da Leilinha ….. e aqui eu poderia discorrer sobre cada uma…… cada uma com sua característica, com o seu jeito, com a sua maneira de ser e que tanta diferença faz no resultado final do nosso Boqueirão!

Quero muito que a gente continue fazendo a diferença, que a gente continue sendo referência de uma maneira madura e consistente, porém leve!! Que as ideias possam ser sempre discutidas e somente as ideias…… que cada uma tenha a liberdade de dizer o que pensa e que cada pensamento agregue mais um pouquinho ao nosso clube !!  Daqui a pouco iremos decolar para   mais um voo, um voo como tantos outros que fizemos nesses 12 anos de Boqueirão! Que ele seja seguro, que ele seja confortável e tranquilo. É isso que eu desejo e que eu proponho pra esse ano rotario que agora começa.

Para todos os amigos rotarianos que aqui estão, que essa tranquilidade e leveza propostas estejam  também em seus clubes!  A todos os amigos que estão aqui hoje prestigiando esse momento tão importante para nós, muito obrigada! Nosso clube está de portas abertas…..venham nos conhecer melhor!! Para todas as companheiras do Boqueirão, tripulação e coração desse voo: Atenção ,  decolagem autorizada!! Bom voo para todos!!

Rotariamente, Marilia Alfano Vieira

Presidente Conectada – Ano Rotário 2019 – 2020