TODOS PRECISAM FAZER A SUA PARTE

O número de suicídios está subindo assustadoramente. Segundo a OMS Organização Mundial da Saúde, a cada 40 segundos, uma pessoa se suicida. São cerca de 800 mil indivíduos de todo o mundo que colocam fim à própria vida a cada ano. Estes dados são de 2016, porém infelizmente as estatísticas só pioraram.

Na cidade de Santos, segundo dados da Prefeitura, 23 casos de suicídio foram registrados em 2017, gerando uma média de um a cada 16 dias. Em 2018, de acordo com a Seção de Vigilância Epidemiológica (Seviep), foram 11 suicídios e 168 tentativas de suicídio entre residentes de Santos.

Infelizmente, a situação não melhorou em 2019. Casos e mais casos são relatados pelas redes sociais.

Para maior espanto, a maioria dos casos são de jovens ainda no ensino médio. E a situação nas universidades não está melhor. Reitores e diretores estão muito preocupados pois os casos de depressão entre universitários está aumentando vertiginosamente.  O que estamos fazendo com nossos jovens? Universitários deveriam estar com foco voltado para o futuro!

Uma das áreas de enfoque do Rotary é a prevenção e tratamento de doenças, por isso não poderia ficar à margem deste problema tão sério que aflige à sociedade. Assim, o RC Santos-Boqueirão firmou uma parceria importante com o CVV.

Para começar, convidou Renato Caetano de Jesus para palestrar sobre o funcionamento do CVV, estrutura de voluntários e formas de atendimentos.

E como ação concreta para cooperar nesta luta em defesa da Vida, o RC Santos- Boqueirão, comprometeu-se a equipar uma sala de treinamento e capacitação para os voluntários do CVV. A sala é usada também para reuniões e reciclagens dos atuais voluntários.

Além disso, iluminou o Marco Rotário que fica no jardim da praia próximo à Av Conselheiro Nébias, como uma forma de alerta e engajamento nesta campanha do Setembro Amarelo.

Para se inscrever como voluntário:

Enviar um e-mail para santos@cvv.org.br, pedindo que seja avisado quando as inscrições forem abertas.

#todosjuntossomosmaisfortes