O Rotary é uma comunidade internacional que se une para enfrentar grandes desafios, tanto local quanto globalmente. Um dos nossos compromissos mais marcantes e significativos é a erradicação da poliomielite. Ao lado de nossos parceiros, conseguimos imunizar mais de 2,5 bilhões de crianças contra a paralisia infantil em 122 países, resultando em uma redução impressionante de 99,9% no número de casos em todo o mundo. 

Mas o que é exatamente a poliomielite?

É uma doença infecciosa, paralisante e potencialmente fatal que afeta principalmente crianças menores de cinco anos. O vírus se espalha de pessoa para pessoa, geralmente através da água contaminada, atacando o sistema nervoso.

Atualmente, a pólio ainda é endêmica em apenas dois países: Afeganistão e Paquistão. No entanto, é crucial que continuemos trabalhando para manter outros países livres dessa doença. Se todos os esforços de erradicação cessassem hoje, em apenas 10 anos, a poliomielite poderia voltar a paralisar até 200.000 crianças por ano.

O Rotary Club de Santos Boqueirão está ativamente engajado nessa luta:

No Dia D, participamos anualmente ao lado do distrito e da prefeitura local, contribuindo para a campanha nacional de vacinação contra a pólio e multivacinação. 

Ajudamos na conscientização, divulgação e distribuição de cartazes em locais públicos (Unidade Básica de Saúde e ônibus municipais) referente a multivacinação e principalmente a adesão e vacinação contra a Poliomielite.

No evento “Craques contra a Pólio“, um amistoso em prol da prevenção da poliomielite, nosso clube marca presença com participação e apoio.

Também nos engajamos na “Caminhada de Prevenção da Pólio“, onde nossos membros participam ativamente para conscientizar sobre a importância da prevenção.

E através do objetivo “Club 100% pelúcia“, na maioria das gestões, todas as companheiras buscam doar US$30,00 para a causa, em troca do mascote do distrito, contribuindo assim para a luta contra a doença.