O papiloma vírus humano, mais conhecido como HPV, é um vírus capaz de provocar verrugas genitais e câncer de colo de útero, ânus, pênis e boca. O vírus é transmitido sexualmente, com o contato direto da pele ou de uma mucosa infectada.
Esse contato pode ser genital-genital, oral-genital ou manual-genital.
Oito em cada dez pessoas já entraram ou entrarão em contato com o vírus
- O HPV está relacionado a quase 100% dos casos de câncer de colo de útero.
- A cada ano, mais de 250 mil mulheres em todo o mundo morrem por conta de tumores no colo do útero provocados pelo HPV.
- O câncer de colo de útero é uma das principais causas de morte em mulheres no Brasil.
- Cerca de 80% dos casos de câncer anal são atribuídos à infecção pelo HPV.
- O HPV também está associado ao surgimento de tumor na boca. Segundo o INCA, foram esperados cerca de 15 mil novos casos no Brasil para 2018.
Vacine seu filho e proteja-o dessa terrível doença.
O Ministério da Saúde disponibiliza pelo SUS a vacina contra o HPV GRATUITAMENTE, em postos de saúde por todo o Brasil.
Assim, o Rotary Club Santos Boqueirão está nessa luta, apoiando e incentivando a população a vacinar os jovens contra o HPV.
Esquema da vacina
ATENÇÃO
- São cerca de 200 tipos de HPV.
- A vacina protege contra quatro subtipos (6, 11, 16 e 18), os que mais causam câncer e verrugas genitais.
- Quando tomada antes do início da vida sexual, a vacina apresenta 98% de eficácia.
- A vacina é segura, eficaz e não apresenta efeitos colaterais.
O HPV é uma doença grave, transmissível, dolorosa e pode até matar.
entenda por que vacinar desde cedo:
Quando tomada ainda na infância, antes do início da vida sexual, a vacina tem uma eficácia de quase 100% na prevenção de tumores malignos do colo do útero provocados pelos subtipos 16 e 18.
Quando administrada em mulheres mais velhas, já com vida sexual ativa e, portanto, com maior risco de já terem sido previamente expostas ao HPV, a eficácia cai para apenas 44%.
Nos homens nunca expostos ao HPV a eficácia da vacina é um pouco mais baixa que nas mulheres, mas, ainda assim, atinge os 90%.
Isso não significa que homens ou mulheres de até 26 anos não possam recorrer ao sistema privado de saúde para se vacinarem caso seus médicos entendam que a vacinação seja importante.
A prevenção pela vacinação é a forma mais eficaz de afastar o hpv.
A camisinha não previne?
O uso dela é ESSENCIAL para proteger contra doenças sexualmente transmissíveis e evitar a gravidez não desejada. Mas no caso do HPV, ela ajuda, mas não previne totalmente a transmissão, já que pode haver a presença do vírus em outras áreas não cobertas, como as mucosas.
O HPV é difícil de eliminar!
E não existem remédios para a cura dos vírus, apenas para o tratamento das verrugas, à base de ácidos aplicados nas regiões infectadas, cauterizações locais e até cirurgias.
Em alguns casos, o corpo pode eliminar o vírus, ou este ficar latente no organismo por anos.
Quando a pessoa desenvolve a doença, o tratamento é demorado e doloroso, podendo haver manifestações reincidentes. Portanto, como não tem remédio para o vírus, a melhor forma de se manter livre do HPV é a vacinação.
Leve-o a Policlínica e tenha este grande gesto de amor por ele, evitando uma série de transtornos físicos, psicológicos e a possibilidade de morte por conta do câncer.
Não feche os olhos pra doença. Ela existe e está bem perto de todos nós.
Procure a policlínica mais próxima
- SEUB C. S. MARTINS FONTES – Rua Luiza Macuco, 40
- SEUB CONSELHEIRO NÉBIAS – Av. Conselheiro Nébias, 514
- SEUB PA-PORTO – Rua General Câmara, 507
- SEUB VILA MATHIAS – Rua Xavier Pinheiro, 284
- USF VILA NOVA – Praça Iguatemi Marthins, 29/36
- USF ILHA DIANA – Av. Principal s/nº
- SEUB APARECIDA – Av. Pedro Lessa, 1728
- SEUB CAMPO GRANDE – Rua Carvalho de Mendonça, 607
- SEUB EMBARÉ – Praça Coronel Fernandes Prestes, s/nº
- SEUB GONZAGA – Rua Assis Correa, 17
- SEUB JOSÉ MENINO/POMPÉIA – Av. Floriano Peixoto, 201
- SEUB PONTA DA PRAIA – Praça Primeiro de Maio s/nº
- SEUB JABAQUARA – Rua Rangel Pestana, 475
- SEUB MARAPÉ – Rua São Judas Tadeu, 115
- SEUB PA-NOVA CINTRA – Rua José Ozéas Barbosa, s/nº
- SEUB MORRO SÃO BENTO – Rua das Pedras, s/nº
- SEUB VALONGO – Rua Profª Maria Neusa Cunha, s/nº
- USF MORRO SANTA MARIA – Rua Um s/nº – Morro Santa Maria
- USF VILA PROGRESSO – Rua Três, casa 1 e 2 – Vila Telma
- USF MORRO DO JOSÉ MENINO – Rua Dr. Carlos Alberto Curado, 77 A
- USF MORRO DA PENHA – Rua Três, 150 – M. da Penha
- USF MONTE SERRAT – Pça Correa de Melo,s/nº
- USF CARUARA – Pça Andrade Soares , 800
- USF MONTE CABRÃO – Rua Principal, s/nº
- SEUB ALEMOA E CHICO DE PAULA – Rua Afonsina Proost de Souza, s/nº
- SEUB BOM RETIRO – Rua João Fracaroli, s/nº
- SEUB RÁDIO CLUBE – Av. Hugo Maia, s/nº
- SEUB SÃO MANOEL E PIRATININGA – Praça Nicolau Geraigire, s/nº
- SEUB VILA SÃO JORGE E CANELEIRA – Rua Francisco Ferreira Canto,351
- USF AREIA BRANCA – Rua João Fracaroli, s/nº (provisório)
- USF PIRATININGA – Rua Coronel José João Jorge s/nº
- USF CASTELO – Rua Francisco de Barros Melo, 184
Projeto HPV
Iniciamos em 2007 a formatação do Projeto HPV, pelas companheiras do Rotary Club de Santos Boqueirão, sob a orientação da companheira e médica oncologista Martha Perdicaris, que idealizou o mesmo por conhecer e vivenciar o crescente número de casos de infecção por HPV, responsável por vários tipos de neoplasias, como câncer de colo de útero, entre outros.
O Projeto HPV é um projeto permanente do Rotary Club de Santos Boqueirão, em parceria com a Secretaria de Educação. Este projeto tem como foco a educação e a disseminação de informações sobre o HPV, atingindo não apenas os jovens, mas também coordenadores escolares, professores e pais de alunos.
Objetivo do projeto
Esse projeto, apesar de referendar um tema de saúde, é um projeto educacional, que tem como foco principal levar a informação sobre o que é o vírus HPV, sua transmissão, patologias relacionadas a ele e, principalmente, as formas de prevenção para adolescentes e jovens, que ainda não iniciaram ou estão iniciando a sua vida sexual, dentro das instituições de ensino (públicas e privadas). São feitas várias abordagens aos grupos envolvidos, anualmente, onde buscamos uma maior abrangência e fixação do assunto junto a estes jovens alunos, onde com certeza plantamos uma maior conscientização sobre a importância da prevenção nos relacionamentos íntimos, visando reduzir a alta incidência de contaminação pelo vírus HPV, bem como reforçar a importância da manutenção de exames preventivos em homens e mulheres e de tratamento das doenças sexualmente transmissíveis.
Histórico do projeto
Nos sete anos de vida do Projeto HPV, avaliamos que atingimos mais de 15.000 jovens. Desenvolvemos materiais diversos (aulas sobre o tema, filme, folders, cartazes, etc.), que levam aos jovens, de forma lúdica, informações sobre a importância da prevenção contra o vírus HPV, visto que uma das formas de prevenção, a vacina, ainda não se encontrava disponível na rede pública, apenas em clínicas particulares, com valores não acessíveis a grande parte da população. A partir de 2014, a rede pública iniciou a vacinação de meninas de 11 a 13 anos, composta por 3 doses. O Projeto HPV, chancelado pelo RC Santos Boqueirão, transformou-se em 2013 num Projeto Distrital, do distrito 4420. Um grande número de clubes do Distrito 4420 foram capacitados e estarão iniciando a implantação e desenvolvimento do Projeto junto às escolas públicas e particulares de suas respectivas áreas de atuação.