Reunião 28 de julho

Nesta reunião do Rotary Santos Boqueirão de 28 de julho, foi realizada a apresentação dos intercambistas Leonardo Tyr e Juliana Cruz, e sobre a experiência de intercâmbio.
Leonardo Tyr iniciou a apresentação desculpando-se por ainda ter dificuldade em se expressar em português corretamente, pois há um ano só fala português com jovens, e está com dificuldade de usar um bom nível de português mais formal. Também, explicou o choque cultural que enfrenta no Brasil, sentindo dificuldade em abraçar as pessoas, especialmente desconhecidos, ou pessoas não tão próximas.
Leonardo definiu como sendo o melhor ano de sua vida, onde aprendeu que estudar é muito importante, porque é a única forma de aprender chinês. Mostrou os livros usados, os cadernos de caligrafia, pincéis e tintas.
Em uma apresentação, dissertou sobre a bandeira de Taiwan, a localização geográfica, fez um breve resumo da história do país, e comparou com dados do estado de São Paulo. Falou que sua vida foi muito difícil à princípio, pois, além da cultura e da línguas, foi morar numa área rural com plantações de arroz e bananas. Contou sobre a oportunidade de conhecer todo o país viajando de trem, e a oportunidade de ir com o Rotary para o Japão, onde visitou todo o país também.

No Japão viveu com duas famílias onde foi muito bem tratado, citou alguns mal entendidos, pois misturava ou pronunciava errado as palavras. Acrescentou que aprendeu chinês e taiwanês, para que ele pudesse se comunicar com os mais idosos, e isso abriu muitas portas e oportunidades no país. Também, falou sobre a culinária diferente de Taiwan.

Juliana Cruz fez seu intercâmbio na França, em uma cidade muita pequena. Ela ficou na região de Alsace, e morou com três famílias, em 3 diferentes lugares, sendo uma delas com 5000 habitantes, e as outras ainda menores. Com as famílias, aprendeu a lidar com as diferenças, e saber lidar com situações inusitadas e muito diferentes da realidade brasileira.
À princípio, para Juliana foi difícil fazer amigos franceses, porque a língua era uma barreira. Com o tempo, acabou fazendo muitos amigos, mas, a convivência com os intercambistas foi a melhor parte.

Juliana teve a oportunidade de conhecer outros países, inclusive a Alemanha, que exerce uma forte influência sobre a região que ela habitava. Aprendeu a alimentar-se melhor na França, mas disse preferir a cozinha alemã.
No final, a Presidente entregou o pin da nova gestão para ambos. A oficial de intercâmbio Rosi Sant´Anna, apresentou Jade Pita, próxima intercambista que irá para o Japão.

foto 2

foto 4

foto 3

foto 1

Rotary Club Santos Boqueirão

Juntos, vemos um mundo onde as pessoas se unem e entram em ação para causar mudanças duradouras em si mesmas, nas suas comunidades e no mundo todo.

Deixe um comentário