PROGRAMAS DE INTERCAMBIO DO ROTARY

Tem gente chegando para aprender e em busca de novas experiências….tem gente partindo, com uma grande bagagem de conhecimento.
Esse é o papel dos Programas de Intercâmbio do Rotary, que a cada ano recebem novos candidatos e se despedem dos que cumpriram a missão.
O Rotary Club de Santos Boqueirão, recebeu nos meses de julho e agosto, 3 estudantes Intercambistas Inbounds no Programa YEP (Youth Exchange Program):
Linus, de 15 anos, veio da Suíça, Joanna Lee, de 17 anos, de Taiwan e a estudante Camilla, de 17anos, da Itália.
Por outro lado, acompanhamos a partida dos Brasileiros, Intercambistas Outbounds, Beatriz para a Noruega, Isabela para o Japão e Lucas para Taiwan.
Todos em busca da oportunidade de viver em outro país, aprender um novo idioma, conhecer diferentes culturas, conviver como Famílias Hospedeiras e fazer Amigos pelo mundo.
Mais do que uma experiência acadêmica, o Intercâmbio é uma verdadeira escola de vida: desenvolve autonomia, responsabilidade, empatia e respeito à diversidade. Cada jovem que participa volta transformado, levando consigo valores de paz, compreensão e liderança e dizendo: “Foi o melhor ano de minha vida”!
Os Jovens são acolhidos e hospedados na casa de companheiros Rotarianos ou não, contam com a dedicação de Conselheiros a acompanhar sua adaptação, frequentam escolas, convivem com suas Famílias e fazem Amigos.
Seja em um ano completo ou em alguns meses de vivência, cada experiência traz aprendizados únicos e memórias inesquecíveis.
Verônica Pons, intercambista do Programa de Intercâmbio de Novas Gerações, voltado para Jovens Profissionais, ficou 90 dias em Santos e voltou pra Itália em julho passado. Para ela o momento mais marcante, foi quando começou a se adaptar fazendo sua rotina no trabalho, conhecendo novas pessoas e a cidade.
“Eu me senti acolhida e isso foi muito importante”.
Ela lembra um dos principais desafios que venceu com ajuda da amiga que a hospedou em sua casa, a companheira Juliana Barroso. “O idioma foi meu maior desafio, mas a Juliana facilitou tudo e isso me ajudou muito, principalmente no trabalho”. Verônica foi recebida pela MSC e essa experiência será muito importante na Itália, já que sua família tem uma empresa marítima.
Sobre o Intercâmbio de Novas Gerações, Verônica compartilhou que “a experiência transforma quem participa, porque nos convida a sair da zona de conforto, a aprender intensamente e a amadurecer de uma forma única.”
Sobre a atuação do Rotary no Brasil, a intercambista se encantou com a grande quantidade de clubes, com a integração entre eles e, sobretudo, com a relevância dos projetos — algo que a marcou especialmente em Santos.
No Rotary Santos Boqueirão, participou de algumas ações comunitárias e destacou com carinho o Boteco do Boqueirão, pela alegria do evento e por seu propósito solidário.
Emocionada com a partida, Verônica fez questão de deixar uma mensagem para os novos intercambistas: ” Vocês devem fazer tudo sem medo, confiar nas pessoas que irão colaborar muito com o seu crescimento, como ocorreu comigo. Fui bem acolhida e só tenho a agradecer, principalmente à família Barroso e à amiga Juliana, que nunca vou esquecer…também levo na lembrança as amizades que fiz no trabalho, a praia e a cidade de Santos, muito acolhedora.”